Sunday, April 15, 2007

Semana internacional da Fisioterapia



Bem...na semana de 9 a 13 de Abril, a escola aqui de Breda - Avans - decidiu organizar a semana internacional da fisioterapia!!
O terapeuta que estava à frente da organização falou comigo e com as minhas colegas checas e disse que seria interessante nós fazermos uma apresentação em power-point sobre a fisioterapia no nosso país e depois especificamente na nossa escola (porque, no fundo, é a realidade que nós conhecemos)!! Disse-nos também que teríamos apresentações de fisioterapeutas da Turquia, da Finlândia e de duas alunas holandesas que iriam falar sobre a fisio em França e em Inglaterra (por terem tado em erasmus nesses países =))
Fantásticooo! - pensei..."vou poder ouvir falar sobre a fisioterapia noutros países" =)
But, in fact....the story was quite different!!...

Quando nos informou (no próprio dia) que íamos repetir a nossa apresentação 4 vezes, porque estaríamos numa sala de aula a receber grupos de alunos de 8/10 elementos de meia em meia hora, ia morrendo!! Primeiro não acreditei...LOLOL - deve ser uma piada de mau gosto =)...Mas não! era verdade...
Portanto nesse dia limitei-me a apresentar a minha parte e a perder as outras apresentações...o ridículo da situação é que o evento estava tão mal organizado que: alguns alunos dispersaram facilmente a seguir à introdução feita pelo organizador, outros não tiveram tempo suficiente para ver todas as apresentações, e portanto houve salas que não tiverams alunos durante mais de meia hora, e outros gostariam de ter falado também sobre a fisioterapia na Holanda (portanto não perceberam efectivamente a essência da semana, como já vão perceber)...Espetacular!

Felizmente na quarta-feira tivemos a oportunidade de ter uma aula no nosso curso de pediatria sobre "exercícios com overballs",

dada por uma fisio da República Checa! E na quinta-feira dessa mesma semana, assistimos a algumas apresentações: "Lesões frequentes em músicos" (por uma terapeuta da Turquia); "Terapia Linfática Descongestiva" (outra fisio da Turquia); "Entrepreneuship" (fisio da Finlândia).





E nesse dia, depois de outra conversa com o terapeuta d organização, percebi que o objectivo da semana era sensibilizar os alunos holandeses que não vão para erasmus e ficam os 4 anos do curso na Hoalanda, a conhecerem a fisioterapia nos outros países e criar alguma curiosidade em trabalhar fora do seu país - visto que este ano, a escola tem cerca de 20 alunos (ou mais, não tenho a certeza) em vários países do mundo.

Acho que a ideia era interessante mas se tivesse sido bem organizada teria tiso outro impacto nos alunos =)

Às vezes criticamos tanto o nosso país, e com razão claro, mas sem saber que determinadas situações acontecem também noutros países da europa, considerados superiores em certos domínios...portanto a qualidade, em certos aspectos, é relativa ;)
Acabamos por ser recompensadas de um modo agradável: o terapeuta organizador convidou-nos para um jantar com os restantes terapeutas! =)) E esse aspecto foi bastante positivo! LOL...foi a primeira vez que fui jantar fora desde que estou em Breda!!!







E beber um café, digno desse nome, em vez das banheiras que os holandeses estão habituados a beber, acompanhado com um licor de moka, muito bom! =))
FINAL FELIZ!

2 comments:

Fábio said...

Inezita!!!!ja tive a ler algumas das tuas aventuras. é so pa t mandar um beijinho e dizer que aqui ta td n mm e (eu sei q tb pensas assim)q tas ai lindamente...mas a malta tb tem saudads por isso volta lá q ja chega de ramboia e vem la pegar n duro q a vida não é so gambas :). beijocas

ate já

Anonymous said...

MINHA INESITA!!! Sera q e destq q consigo mandar um comment, pela milionesima vez!?

ja viz q tas optima, q ta td a correr mt bem e q tas a adorar, ms ja tou com saudades!!! ve la se voltas!!!ms enquanto tas ai aproveita ao maximo mm, e uma experiencia unica!1

beijo ENORME da outra ines!! beijoes!!!

- Inês Miranda -